top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Uebel

Desenvolvimento como liberdade de imprensa

É meio necessário para que possamos viver em um país melhor


O ganhador do prêmio Nobel Amartya Sen escreveu o famoso livro Desenvolvimento como Liberdade, que trata da importância desse direito em todas as suas facetas como meio para que as pessoas alcancem os mais elevados níveis de desenvolvimento humano.

Segundo esse filósofo e economista, a negação substancial das liberdades, como a liberdade econômica, por exemplo, impede as pessoas de saciarem a própria fome, reduz a geração de empregos e limita o crescimento da renda. Negar a liberdade política limita a participação social, reduz o acesso aos serviços essenciais e prejudica a qualidade das políticas públicas.


Nessa linha, é importante ressaltar a importância da liberdade de imprensa como parte essencial do desenvolvimento. A liberdade de imprensa é um direito inalienável, que deriva dos direitos humanos de liberdade de expressão e de acesso à informação, bem como dos princípios da dignidade humana e da autodeterminação dos povos.


A liberdade de imprensa é, ao mesmo tempo, causa e consequência do desenvolvimento. De um lado, com liberdade de imprensa é possível que jornalistas e veículos denunciem desvios, identifiquem desperdícios, critiquem decisões equivocadas, deem destaque para boas iniciativas, debatam políticas públicas e avaliem resultados alcançados. Tudo isso contribui para o desenvolvimento das nações.


Por outro lado, seguindo a hierarquia de necessidades de Abraham Maslow, que define cinco categorias de necessidades humanas (fisiológicas, segurança, afeto, estima e autorrealização), a imprensa livre também é consequência do desenvolvimento. Ultrapassadas as necessidades fisiológicas, a imprensa livre passa a ser uma demanda crescente das pessoas. A imprensa independente é um seguro contra retrocessos civilizacionais, criando condições para que as pessoas busquem sua realização pessoal, sem perseguições e abusos do Estado.


Países autoritários, que não convivem com uma imprensa livre, acabam limitando o desenvolvimento de suas instituições, das políticas públicas e, principalmente, do seu povo.

A liberdade de imprensa, portanto, além de ser um direito moralmente correto, é meio necessário para que possamos viver em um país melhor e mais desenvolvido. Se queremos ter melhores políticas públicas, instituições democráticas mais inclusivas e uma democracia mais representativa, precisamos defender a liberdade de expressão e de imprensa sempre.


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page